O mais importante nessa hora é que você coloque toda a sua experiência em controle de acesso ‘no jogo’. Mostre para o cliente, e de uma maneira consultiva, todas as possibilidades que podem ser implantadas em um pequeno ou médio negócio.
Hoje, existem diferentes tipos de controle de acesso que permitem 5 níveis de segurança diferentes:
Nível 1: chave;
Nível 2: senha;
Nível 3: chaveiro de proximidade;
Nível 4: biometria;
Nível 5: reconhecimento facial.
E cabe a você, instalador, apresentar cada um deles e indicar o mais adequado para cada necessidade específica de negócio. Muitas vezes, o dono de empresa de pequeno e médio porte acredita estar seguro apenas fechando a porta com chave e cadeado. Mas você sabe bem que isso não é verdade. E aí entra seu conhecimento para oferecer produtos mais modernos e que garantem maior proteção.
Uma clínica médica, odontológica ou mesmo veterinária pode contar com uma solução combinada de porteiro ou vídeo porteiro eletrônico. O objetivo é liberar o acesso dos pacientes e acompanhantes, como também controlar a entrada da equipe de colaboradores.
Por meio de fechaduras digitais é possível, por exemplo, colocar senha nos consultórios ou em locais que exigem acesso restrito, como a sala de medicamentos.
E o melhor: há oportunidades em qualquer lugar que você vá! E isso depende muito da sua capacidade de enxergar novos negócios.
Vamos supor que amanhã está agendada uma visita em uma empresa para consertar ou instalar um interfone. Aproveite e leve junto outros equipamentos que possam ser úteis para melhorar a segurança, como fechaduras por senha ou proximidade, câmeras de videomonitoramento ou mesmo um sistema completo de CFTV IP.
Uma vez que houve uma abertura do empresário para ouvir sua proposta, não custa oferecer uma consultoria rápida para levantar todas as necessidades e apresentar ‘ao vivo’ os produtos e como cada um deles poderá ajudar a reforçar a segurança da empresa. A chance de fazer a instalação de algum item novo nesse momento pode não ser grande, mas com certeza quem toma a decisão ficará interessado e pode procurar você em um momento futuro.
Você pode visitar uma empresa que já tenha CFTV IP e uma central de alarme, projeto que foi realizado por outro profissional. A recepcionista identifica quem entra pela câmera, o alarme não dispara e a pessoa circula livremente pelo local, já que não há controle de acesso em pontos importantes.
O ‘esquecimento’ do seu colega é a oportunidade que você precisava. O controle de acesso é um dos pilares de um sistema de segurança e importante em ambientes com muito fluxo de pessoas. Faça uma oferta adequada analisando toda a estrutura do local. Há portão externo? Ele é coberto? Tem proteção?
A mensagem é clara: depende de você gerar novas vendas! O empresário pode nem saber que as tecnologias que você vende existem e realmente não tem noção do que realmente precisa.
Você sabia que as vantagens de usar um sistema de controle de acesso vão muito além da segurança? Esse sistema proporciona muitos outros benefícios que facilitam a vida dos funcionários de uma pequena ou média empresa. Veja abaixo:
O cansaço pode levar a erros graves e uma solução de controle de acesso pode ajudar a evitar isso. Os responsáveis podem revisar as horas de trabalho com base em quando os funcionários entram e saem de cada local. Se um funcionário está trabalhando mais do que o habitual, o gerente pode intervir e resolver a situação.
Colaboradores de centros médicos, escolas e até escritórios podem usar o cartão de controle de acesso para abrir armários e até pagar pelo almoço. Ao integrar com o sistema de folha de pagamento, todas as transações de almoço são deduzidas diretamente da folha.